TEMOS SESSÕES ONLINE EM HORÁRIOS ESPECIAIS
"NOTURNO E NA MADRUGADA" EXCLUSIVAMENTE NAS SEGUNDAS, QUARTAS E SÁBADOS
SÃO HORÁRIOS IDEAIS PARA QUEM SOFRE COM PROBLEMAS DE INSÔNIA!
INFORMAÇÕES SOBRE PREÇOS E PACOTES NA GUIA "SESSÕES E CUSTOS"
ENTRE EM CONTATO CONOSCO E AGENDE A SUA SESSÃO COM ANTECEDÊNCIA!

Você já ouviu falar em "Efeito Pinóquio"? Está cientificamente comprovado!

Quando uma pessoa mente, ela experimenta um "efeito Pinóquio", que é um aumento na temperatura ao redor do nariz e no músculo orbital no canto interno do olho. 
Além disso, quando realizamos um esforço mental considerável, nossa temperatura facial cai, e quando temos um ataque de ansiedade, nossa temperatura facial aumenta. Estas são algumas das conclusões de um estudo pioneiro realizado no Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Granada, que introduziu novas aplicações da termografia.

A termografia é uma técnica baseada na temperatura corporal que é aplicada em muitos campos, como a indústria em geral, a construção civil e a medicina. As câmeras termográficas têm uma ampla gama de usos, como medir a perda de energia em edifícios, indicar doenças respiratórias em bovinos ou raiva em guaxinins. A termografia foi desenvolvida nos EUA durante a Segunda Guerra Mundial para detectar o inimigo (visão noturna).

A excitação é a mesma em homens e mulheres

Os pesquisadores da Universidade de Granada Emilio Gómez Milán e Elvira Salazar López foram pioneiros na aplicação da termografia no campo da Psicologia e obtiveram resultados muito inovadores e interessantes. A excitação e o desejo sexual podem ser identificados em homens e mulheres por meio da termografia, pois induzem um aumento da temperatura torácica e genital. Este estudo demonstra que - em termos fisiológicos - homens e mulheres ficam excitados ao mesmo tempo, mesmo que as mulheres digam que não estão excitadas ou apenas ligeiramente excitadas.

Os cientistas descobriram que quando é feito um esforço mental (executar tarefas difíceis, ser interrogado sobre um evento específico ou mentir) enfrentam mudanças de temperatura.

Quando mentimos sobre nossos sentimentos, a temperatura ao redor do nariz aumenta e um elemento cerebral chamado "insula" é ativado. A ínsula é um componente do sistema de recompensa do cérebro e só é ativada quando experimentamos sentimentos reais (chamados de "qualias"). A ínsula está envolvida na detecção e regulação da temperatura corporal. Portanto, há uma forte correlação negativa entre a atividade da ínsula e o aumento da temperatura: quanto mais ativa a ínsula (maior a sensação), menor a mudança de temperatura e vice-versa, afirmam os pesquisadores.

    
Fonte: Universidade de Granada